Pesquisar

Fanfics - Um começo

Falta aos jovens brasileiros o incentivo à leitura e, principalmente à escrita. As fanfics são um bom começo para trazerem a geração atual à Literatura, já que temas são variados, a escrita é liberal, e a diversidade é enorme.

Não podemos negar que a Literatura Contemporânea brasileira é um fracasso. Apenas um ou dois são escritores brasileiros consagrados e os leitores ativos optam, muitas vezes, por obras estrangeiras. Falta incentivo aos nossos jovens para a Literatura, incentivo este que a escola não possui e é culpada por afastar os alunos da Literatura (falei sobre isso aqui).

Nesse post, trago a cultura das Fan Fictions, ou simplesmente Fanfics, que são ficções baseadas em obras consagradas da Literatura. Para melhor entendimento, suponha que você é fã de Crepúsculo. Você pode continuar essa saga com a sua autoria, porém através de fanfics. Você publica em sites de fanfics a continuação dessa sua história ou pode criar novas baseadas em clássicos.

Depois que li vários livros, pensei em fazer fanfics de continuação para eles. Porém preferi deixar isso quieto e constatei que não passa de êxtase após terminar um livro. Mas sendo como for, àqueles que não são muito afins com a Literatura, podem criar fanfics de filmes e séries que não terá problema nenhum com direitos autorais envolvendo as personagens. Não há complicações quanto a isso porque os sites de fanfics não possuem nenhuma intenção de vendas encima de suas histórias e muito menos você. O escritor de fanfic só pode esperar o retorno em forma de comentários de pessoas que leem a história.

Dessa maneira, o único problema é alguém visualizar sua história, capturar sua ideia e escrever um livro como se fosse dele. Não há nenhuma garantia contra isso, apenas se essa pessoa escrever na própria rede de fanfics, pois você pode denunciar. Alguns escritores de fanfics dizem que há toda uma política e se ver um livro e perceber que é a sua obra que estava na rede de fanfics, pode denunciar e comprovar a autoria. Eu não sei bem sobre isso e não garanto 100%. Mas o que vale mesmo é a experiência de escrever e ver o povo se agradando da sua história.

Recomendo a novos escritores porque os que não têm condições de publicar um livro acabam disponibilizando o arquivo em Word no próprio blog literário. Isso eu não recomendo porque a segurança é totalmente zero. Já nas redes sociais de fanfics, há a comprovação no banco de dados que você é o autor daquela história.

Gosto muito de fanfics e recomendo-as àqueles que não leem, mas que curtem um bom filme e acompanham uma série. À estes, falo sobre essas redes e a capacidade de criar uma continuação para a história com o final ruim usando as mesmas personagens sem problemas com direitos autorais acaba agradando-os muito.

Para mim foram passados as seguintes redes sociais de fanfics: Fanfics, Anime Spirit e Nyah, porém a única que eu gostei foi a Fanfics. Pelo que pude perceber, é a mais famosa e destacada, sendo que a dinâmica é muito fácil entre a rede social.


O tema mais comum é Vondy, ou seja, que apoia o casal Christopher e Dulce, personagens da obra original Rebelde. Porém qualquer um pode criar a adaptação que quiser com o tema que quiser, inclusive jovem-adulto e adulto, com cenas mais fortes. Isso é totalmente controlado, já que para cada criação de fanfics, o autor deve especificar a faixa etária.

Sugiro que você acesse o Fanfics, a URL está logo abaixo. Leia, comente e interaja com o autor. E se for criativo, escreva um fanfic para aquela história que você achou o final sem graça, como O Diário de Carson Phillips (resenha). E também vale lembrar que existem algumas histórias que começaram com fanfics e devido a boa aceitação do público geral da rede se tornaram livros. Quem sabe não acontece contigo?


2 comentários :

  1. Ótimo texto! Acho fanfics uma ideia bem legal, eu mesma já tive vontade de fazer continuações para alguns livro tbm... E as fanfics são mesmo um jeito incentivar a leitura aos jovens..

    Estou começando com meu blog, se vc puder fazer uma visita, e seguir se gostar...
    Amei seu blog, e já estou seguindo :D

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Camila!

    Fanfics são a única forma segura de se fazer continuações de história sem se preocupar com direitos autorais, já que não tem como lucrar com isso.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir