Pesquisar

The Phantom of The Opera - Musics

A obra original "O Fantasma da Ópera" foi publicada no início do século XX, mas as adaptações são feitas até hoje e cada vez mais estúdios e músicos independentes lançam uma versão da música tema. Até mesmo Antonio Banderas fez o papel do Fantasma em um festival de gala. Confira as melhores produções!


Eu li recentemente O Fantasma de Manhattan (resenha), a continuação de O Fantasma da Ópera, e comecei a me aprofundar na história. Originalmente foi escrita pelo francês Gaston Leroux, mas muitos outros artistas de diversos ramos (não necessariamente dos livros) fizeram adaptações, desde roteiristas, passando por produtores e até músicos independentes.

A melhor adaptação e a mais famosa de O Fantasma da Ópera foi é a de 2.004. Como sou colunista do blog Sangue com Amor e meu assunto é adaptações literárias, eu fiz uma postagem dedicada especialmente às adaptações deste grande clássico do suspense; Clique aqui para ler. Aqui falarei das músicas desse filme, que são muito fiéis as do primeiro musical feito por volta de 1.925.

Começando pelo tema, "The Phantom of The Opera". Os arranjos dela são únicos e exclusivos da obra. Todas as notas se tornaram inesquecíveis pelo tamanho da repercussão que o musical teve. Da mesma forma que My Heart Will Go On tornou-se a música do Titanic, The Raiders March para Indiana Jones e James Bond Theme para 007, The Phantom of The Opera é a música de O Fantasma da Ópera.

Muitas e muitas versões de The Phantom of The Opera foram feitas. Vamos acompanhá-las cronologicamente:

Começando pela música original. Cena do filme estreado em 2.004:




Essa é a música original. Houveram atualizações nos instrumentos porque o aperfeiçoamento acompanha a evolução, e a nossa espécie evoluiu muito desde 1.925. Porém o órgão, o violino e os metais são característicos desde o lançamento do primeiro musical e são os instrumentos pioneiros nesta música.

Assistiu ao vídeo acima? Não? Então assista.

Pronto? Ok, agora você sabe como é a música original.

Repito: muitas reproduções foram feitas deste musical. A maioria não sofreu modificações significativas, tanto que uns utilizaram até playbacks em suas apresentações. Então eu vou mostrar somente as duas mais famosas agora.

O vídeo abaixo foi gravado em 1.999 no Salão Royal Albert. A música é orquestrada e semelhante a original. A surpresa está nos cantores: SARA BRIGHTMAN E ANTÔNIO BANDERAS. Assistam:





E a próxima foi uma grande adaptação. A violonista Lindsey Stirling fez um clip trazendo a música do clássico para o Rock! Foi uma produção independente e sensacional a um nível pra lá de profissional. O vídeo já teve mais de 14 milhões de visualizações, 250 mil "gostei" e é a melhor adaptação já feita, tanto pela qualidade do trabalho como do talento de Lindsey no violino. Ela mostrou que é possível sim tocar Rock com violino; E mais do que isso: no vídeo abaixo ela sola a música em Rock no violino. Não dá pra não assistir, por favor:




É a minha preferida. Eu não conhecia o trabalho da Lindsey, mas depois que acessei seu canal no YouTube vi que ela é profissional estabelecida no ramo da música e já fez várias adaptações para o violino. Lá você pode encontrar ela solando Zelda, Halo, Skyrim, The Lord of Rings e até Assassin's Creed III. Tudo no violino.

E aí? De qual apresentação você mais gostou? Difícil, né? Comente!

Um comentário :