Pesquisar

Livro: George R R Martin | Autor: As Crônicas de Gelo e Fogo

Não, o título da postagem não está errado. Quer dizer, tecnicamente está, mas eu que quis colocar desse jeito e vocês vão entender.

Eu só queria ressaltar aqui o quanto as capas dos livros atualmente estão desregulares.


Qual o nome desse livro? Stephen King. E qual o autor? Christine. Perceberam?

Essa obra foi publicada em 1.983 e parece que daí em diante os autores passaram a valer mais do que os próprios livros. A primeira coisa que se vê quando vamos passando em frente a uma livraria é uma prateleira cheia de livros de um mesmo autor, mas se vê primeiro o nome do autor, depois se vê a obra.

Eu estava no Metrô em São Paulo, vi uma pessoa lendo um livro e é mania minha querer ver de qual obra se trata. Não sei se todos os literatos têm essa mesma mania. Acontece que eu não sei qual livro era. Consegui ver a capa perfeitamente, mas e o título? Eu só sei que é um livro do Stephen King também. A capa era toda vermelha em um tom levemente escurecido, mas o nome do autor era tão grande que ofuscou o nome da obra.

STEPHEN KING Bem grande desse jeito ocupando duas linhas, e o título, que reparei ter mais caracteres que o próprio nome do autor, só em uma linhazinha e minúsculo. Desculpa, mas isso aí é definitivamente errado! Não há um termo que defina que o título da obra seja maior que o nome do autor, mas pelas normas ABNT que temos que usar nos trabalhos da faculdade o título da sua teoria tem que estar mais destacado do que o seu nome. Isso é porque de toda uma obra de maneira geral, o que menos importa é quem escreveu. Só queremos saber a teoria/história. O escritor é só um detalhe.

Eu queria mesmo achar esse livro que eu vi no metrô, mas não acho aqui. A única referência que tenho é quem escreveu.

Antes de você me apedrejar, quando você compra um livro só porque é de um determinado autor, você só fez isso porque leu algum livro desse autor primeiramente e gostou. Mas se tivesse sido outra pessoa a escrever o mesmo livro, você não iria comprar só por nome de autor.

A Guerra dos Tronos, nem se fala. George RR MartiN - as crônicas de gelo e fogo. E essas capas da LeYa são novas, porque as primeiras capas d'As Crônicas de Gelo e Fogo eram ainda piores.


Qual a primeira coisa que você vê na imagem? O nome do autor. O nome da série está quase ilegível, mas o nome do cara tem que estar bem na cara mesmo. Gente, isso não é certo, sem contar que é esteticamente feio.

Stephen King - Autor: O Cemitério
Isso tudo sabe por quê? É autor que faz sucesso com um livro e quer usar o nome pra vender os livros posteriores. E infelizmente isso dá mais do que certo. Hoje avalia-se um livro por quem escreveu. Não é algo assustador, mas um livro vai muito além do que um nome na capa.

Veja só a situação:

As Aventuras de Dick e Egg - Lucas Oliveira

"puuutz, brasileiro só escreve merda!"

As Aventuras de Dick e Egg - George R.R. Martin

"O cara é zica, PQP!"

Esse livro aí, As Aventuras de Dick e Egg, realmente foi escrito por George R. R. Martin. Não é zoeira, vai ser lançado no Brasil jajá, se é que já não lançaram. Mas repararam que o título parece ser algo bem infantil? Ninguém nunca iria imaginar George Martin escrevendo As Aventuras de blablablá, mas ele escreveu. O "Lucas Oliveira" eu só coloquei ali pra dar um nome brasileiro à situação.

Você compraria o livro do George, mas não do Lucas Oliveira. Infelizmente hoje o que manda na Literatura é o autor.

Mas no meio disso tudo, a maior escritora de todos os tempos, J. K. Rowling, não se rendeu ao capitalismo das editoras! Tanto em Harry Potter como em outros livros, ela prefere TÍTULO J. K. Rowling. E isso sim é ser consciente e dar destaque ao título da obra. O que se vê nas capas dos livros dela é só um lembretezinho "a autora de Harry Potter". Isso aí sim está mais do que certo!



Eu nunca gostei de Harry Potter, mas em TUDO vejo a obra como perfeita. Tanto nos filmes como nos fãs (não são babacas como as de Crepúsculo). Preciso ler todos os livro e rever os filmes, acho que a minha cabeça está mais madura agora.

Beijo do Magrelo!






2 comentários :

  1. É realmente algo chato isso do nome do autor ser maior do que o titulo da obra. Mas não há muito o que fazer, e mais, é sacáda de marketing da editoras, é realmente algo para chamar a atenção do leitor, ainda mais daquele que já ouviu falar de tal escritor, mas não chegou a ler nenhuma obra dele.

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, David. Tudo não passa de marketing. Acontece que não é legal. Como eu disse na postagem, vi um livro do Stephen King e não sei o título da obra. Adianta alguma coisa?

      Obrigado pela visita!

      Excluir