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09/08/2018

Shadow of The Tomb Raider (Multi) terá dificuldades separadas para exploração, puzzle e combate

A Square Enix pôs fim a um problema recorrente aos jogadores que preferem alta dificuldade em apenas uma ou duas categorias do gameplay.


Do GameBlast.

Jogadores de Rise of The Tomb Raider fãs de puzzles, ou seja, os quebra-cabeças, tiveram o seguinte problema: para deixar essa parte do game mais hardcore e, assim, testar suas capacidades de lógica e raciocínio, o jogador ajustava a dificuldade na mais difícil. De fato os quebra-cabeças ficavam bem completos e com todas as configurações de ajuda desativadas, mas o efeito colateral era que os outros elementos do gameplay, como combate, também ficavam difíceis, resultando em tiroteios desenfreados. A Square Enix solucionou este problema para o próximo jogo.

Shadow of The Tomb Raider contará com ajustes independentes de dificuldade. O mesmo jogador relatado no parágrafo anterior poderá colocar os quebra-cabeças no nível difícil e o combate no normal. Isso permitirá que a experiência ao jogar seja adequada ao perfil de quem está jogando. De forma semelhante, outro jogador que prefere combate, tiro e bomba poderá tê-los sem que os puzzles fiquem tão complexos. E como é óbvio de se pensar, quem é prefere tudo difícil, basta deixá-los todos no nível difícil. ¯\_(ツ)_/¯


Além do ajuste personalizável para combate e quebra-cabeças, há uma terceira categoria: exploração. Caça, coleta de materiais e procura de relíquas também podem ter a dificuldade ajustada independentemente. As opções de nível para cada uma das categorias são:

  • Fácil;
  • Médio;
  • Difícil; e
  • Obsessão Mortal
Ao selecionar "Obsessão Mortal", todas as categorias são ajustadas para o nível difícil e o jogador não poderá reajustar no meio do jogo. A escolha deve ser cuidadosa. Veja a seguir os elementos que serão afetados a cada preferência:

Combate

  • Fácil
    • Assistência de alvo habilitada;
    • Inimigos têm pouca vida e dão menos dono;
    • Caixas de munição são abundantes;
    • Inimigos têm as silhuetas destacadas.
  • Normal
    • Inimigos tem vida e danos medianos;
    • Caixas de munição são raras;
    • Inimigos têm as silhuetas destacadas;
  • Difícil
    • Inimigos têm vida aumentada, dão mais dano e encontram Lara mais rapidamente;
    • Lara não têm regeneração de vida durante o combate;
    • Caixas de munição são raras;
    • Não há marcas de dano na tela;
    • Inimigos não são iluminados quando os instintos de sobrevivência são ativados.
  • Obsessão Mortal
    • O mesmo que o nível "Difícil";
    • Não há indicação na tela quando Lara é detectada pelos inimigos.

Exploração

  • Fácil
    • Pintura branca bem nítida para indicar o caminho de escalada;
    • Longo temporizador para apertar o botão de agarrar outra plataforma durante um salto;
    • Acampamentos base ficam acesos;
  • Normal
    • Pintura branca discreta para indicar o caminho de escalada;
    • Temporizador normal para apertar o botão de agarrar outra plataforma durante um salto;
    • Acampamentos base ficam apagados;
  • Difícil
    • Não há pintura branca para indicar o caminho de escalada;
    • Temporizador reduzido para apertar o botão de agarrar outra plataforma durante um salto;
    • Não há instintos de sobrevivência durante a exploração;
    • Acampamentos base ficam apagados.
  • Obsessão Mortal
    • O mesmo que o nível "Difícil";
    • Acampamentos base ficam apagados e precisam de recursos para acenderem;
    • O jogo só salva nos acampamentos base.

Quebra-cabeças (puzzles)

  • Fácil
    • Lara dá sugestões para a próxima ação;
    • Objetos para interagir são iluminados quando os instintos de sobrevivência são ativados;
    • Objetos realmente necessários para progredir ficam iluminados em azul durante os instintos de sobrevivência;
    • Longo temporizador para os mecanismos.
  • Normal
    • Lara dá sugestões para a próxima ação;
    • Objetos para interagir são iluminados quando os instintos de sobrevivência são ativados;
    • Temporizador normal para os mecanismos.
  • Difícil/Obsessão Mortal
    • Lara não dá nenhuma sugestão;
    • Não há instintos de sobrevivência;
    • Curto temporizador para os mecanismos.

Shadow of The Tomb Raider chega ao PS4, Xbox One e PC no dia 14 de setembro de 2018.

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