Breaking

16/08/2017

Xbox One S é o Slim ou Scorpio? Playstation 4 Pro corresponde a qual Xbox? Tire suas dúvidas sobre os consoles atuais

Consoles de meio de geração lançados com nomes não tão intuitivos para justificar características diferentes causa confusão entre alguns jogadores.



Iaê, amada garotada.

A concorrência é algo maravilhoso. Estimula a produção, melhora a qualidade e o consumidor ganha. Na indústria de videogames, além dos jogadores se divertirem com os jogos e consoles, também dão várias risadas com as provocações e faíscas que as desenvolvedoras e publicadoras rivais trocam entre si nas redes sociais, principalmente no Twitter, e até mesmo em campanhas de divulgação. É realmente um barato.

Em meio a tantos lançamentos, alguns jogadores acabam ficando um pouco perdidos na hora de escolher um console, afinal são acostumados com apenas um videogame de cada produtora por geração. Xbox e Playstation 2 na sexta geração; e Xbox 360 e PS3 na sétima. Porém na geração atual, existem Xbox One, Playstation 4, Xbox One S, Playstation 4 Slim, Xbox Project Scorpio, Playstation 4 Pro e Xbox One X, sem contar o Playstation VR.

Em meio a tantos títulos e nomes nem um pouco sugestivos, resolvi explanar para vocês as características de cada modelo bem como seu concorrente direto. Vamos primeiramente dividi-los em dois grupos (Sony e Microsoft) e colocar lado a lado os modelos correspondentes. Veja a imagem abaixo:

À esquerda os consoles da SONY; à direita, os da MICROSOFT. Por linha estão divididos os concorrentes entre si.

↓ OS CONVENCIONAIS ↓

Playstation 4


É o primeiro console da Sony na oitava e atual geração. O Playstation 4 vem com capacidade para trabalhar na resolução 1920x1080 (Full HD). Além disso, é totalmente compatível com a tecnologia HDR, que basicamente é definida como um recurso que une duas versões da mesma imagem (uma mais clara e outra mais escura), as combina e obtém como resultado um visual final mais imersivo, com o escuro mais escuro e o claro mais claro.

Não possui resolução 4K, seja em jogos ou em filmes.

Xbox One


O primeiro console da Microsoft na oitava geração. Assim como o PS4, sua resolução máxima é Full HD, mas não tem o recurso HDR - na verdade ele é o único console desta geração que não possui a tecnologia. Também não possui a resolução 4K, seja para jogos ou filmes.

↓ Os Slims ↓

Playstation 4 Slim


O PS4 Slim é simplesmente o PS4 porém menor. Nada de resolução 4K.

Xbox One S


É a versão Slim do Xbox One. Para jogos, a resolução que este console reproduz é no máximo o Full HD, mas para filmes há total compatibilidade com o 4K. Essa exclusividade aos filmes é totalmente justificável, pois reproduzir apenas a imagem exige menos do hardware do que reproduzir imagem + processamento do jogo.

↓ Os Ultimates ↓

Playstation 4 Pro


PS4 Pro foi lançado como um upgrade do PS4. Se a primeira versão do console já vinha com resolução Full HD, um upgrade com o nome de "Pro" induz que há capacidade 4K, certo? Não é bem assim.

Pra começo de conversa, o 4K não tem resolução 4K, e sim Ultra HD - que não é a mesma coisa. Durante a campanha do PS4 Pro e de novos modelos de televisões da Sony, a empresa falou muito sobre 4K, mas a verdade é que o console apenas chega perto do Ultra HD nativamente, e dispõe de recursos e truques de renderização que elevam a qualidade da imagem para, finalmente, chegar ao Ultra HD (eu chamo isso de upscaling). Fonte: https://www.playstation.com/en-us/explore/ps4-pro/.

Veja como a Samsung definiu o Upscaling:
O UHD Upscaling é uma tecnologia que ao assistir a conteúdos com resolução inferior a UHD (3840 x 2160), sua qualidade de imagem é aprimorada para um nível próximo a UHD (4K) pela tecnologia de processamento de imagem Upscaling [...]. A função Upscaling melhora qualquer conteúdo em baixa resolução para uma imagem de qualidade próxima à resolução Ultra HD.

Fonte: http://www.samsung.com/br/support/skp/faq/1107369 acessado em 01/08/2017.
Já que, por questões de marketing, todo mundo chama UHD de 4K (elaborando, ainda, uma justificativa legal para isso), a Sony produziu o PS4 Pro e usou a expressão "PS4 Pro é 4K" sem sofrer processos por propaganda enganosa.

Ah, e... Filmes em 4K via Blu-Ray nem pensar. Andrew House, chefe da Sony Interactive Entertainment, explicou:
O nosso feeling é que embora os meios físicos continuem a ser uma parte importante do negócio dos videojogos, no caso do vídeo, vemos uma tendência na direção do streaming. [...] Certamente que com a nossa base de utilizadores, essa é a segunda maior área de utilização do tempo das pessoas no sistema, por isso colocamos maior ênfase aí.
Com a Microsoft a história é outra.

Xbox One X 


A resolução do Xbox One X é o UHD nativo, então eles podem falar "4K" mais do que a Sony. Este é o console mais poderoso de todos os tempos, e sua retrocompatibilidade agrega mais valor. E, finalmente, o único console que lê filmes Blu-Ray 4K.

Aqui eu só levei em consideração a resolução de imagem dos consoles, que é o fator mais impactante e onde mais se vê diferenças, mas nas fontes abaixo, de onde extraí informações para a elaboração dessa postagem, há informações sobre taxas de FPS, memória RAM, processador e GPU, que mostram o Xbox One X como líder supremo quando se fala em performance. É claro que isso não significa muita coisa, pois a experiência é o que conta, e dependendo na situação, um jogo apenas em HD pode facilmente nos dar uma experiência mais marcante do que um de 4K. Isso nos remete aos jogos exclusivos, área que a Sony é soberana segundo a maioria da opinião pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário