Em 06 de janeiro de 2001, Dwayne "The Rock" Johnson dividia o palco com Bill Gates para o anĂșncio de uma nova plataforma de games.
Ame-o ou odeie-o. Seja qual for o seu lado, Ă© inegĂĄvel que a plataforma da Microsoft estreou com relevĂąncia e evoluiu bastante atĂ© hoje, tendo se tornado um elemento de referĂȘncia quando se fala em ambientes de jogos e proporcionando crescimento da indĂșstria como um todo.
Nove anos depois, a base de fĂŁs do Xbox Ă© grande e consistente, pois nela podemos ver que a marca nĂŁo vive apenas uma onda passageira. Boa parte do apreço da comunidade se deve a uma caracterĂstica que pulsa no sangue verde da empresa: inovação. O controle, o Kinect, a Live Gold, o GamePass, o xCloud... AtĂ© os avatares caĂram na graça do povo. Mas hoje eu abordarei dois que, particularmente, gosto muito.
Ele pode parecer grande, mas o primeiro desenho era ainda maior. Seja como for, a empresa soube ouvir feedbacks e convertĂȘ-los em melhorias que se aplicaram nas versĂ”es seguintes mantendo a anatomia como fator principal (principalmente para jogadores que tĂȘm mĂŁos grandes e, em controles com analĂłgicos horizontais, sofriam com os polegares se encontrando).
Esse design também é "ame-o ou odeie-o". Pelo menos uma vez a cada duas semanas aparecem clientes na loja onde trabalho perguntando sobre um adaptador que faz o Xbox One reconhecer o controle do PS4. Chineses conseguem criar tudo, aparentemente. Como faço parte do time que ama, me agradou ver que o joystick do Series X manteve a tradição.
A mecĂąnica de conquistas consiste em premiar um jogador apĂłs ele realizar alguma coisa no jogo, critĂ©rio esse estabelecido pela desenvolvedora. Ter mais conquistas e/ou conquistas raras se tornou um tipo de colecionĂĄvel virtual que podemos mostrar aos nossos amigos com um mĂnimo ar de satisfação porque, ao contrĂĄrio dos antigos tazos que vinham nas embalagens de Cheetos e Fandangos, nĂŁo hĂĄ como comprar uma conquista. Para obtĂȘ-la Ă© preciso cumprir seu critĂ©rio.
Ir pelo caminho de colecionĂĄ-las nos faz passar mais tempo jogando um tĂtulo e conhecĂȘ-lo melhor. E se vocĂȘ tem um amigo que gosta bastante do mesmo jogo, pode ter certeza que ele nĂŁo vai aceitar vocĂȘ ter mais conquistas que ele (e vice-versa!). Trata-se de um jeito diferente de competir nos jogos.
~
Essas inovaçÔes marcaram as geraçÔes pela qual o Xbox passou. Na primeira, o controle e os jogos exclusivos deram o pontapé inicial de surpresa. Na segunda, vieram as conquistas e, claro, o Kinect. Na terceira e atual até o final deste ano, foi o GamePass e a retrocompatibilidade. A partir de 2021 passaremos a olhar com muito mais atenção os serviços de streaming de games não só da Microsoft, mas das empresas em geral, como o Google Stadia.
O xCloud Ă© o serviço que mais estou depositando minha fĂ©, pois a empresa estĂĄ falando sobre ele com entusiasmo hĂĄ muito tempo. NĂŁo tenho dĂșvida de que ele vai trazer uma nova experiĂȘncia de gameplay se for lançado no tempo certo e com estabilidade. Todas essas benfeitorias do Xbox Ă© que me fazem considerĂĄ-lo dono da melhor tecnologia dos games.
Indo um pouco alĂ©m e ousando sair um pouco do assunto da postagem, eu defendo meu posicionamento de que os melhores exclusivos morarem na casa da Sony Ă© o que garante o equilĂbrio na indĂșstria e a concorrĂȘncia, pois em um cenĂĄrio inverso em que as IPs do PlayStation fossem da Microsoft, talvez nĂŁo houvesse PS.
Isso nos possibilita uma nova reflexĂŁo: e se algum dia a Sony decidir investir pesado nessas mesmas tecnologias que a Microsoft domina e virar o jogo? Ă assunto pra outra hora, mas cabe a reflexĂŁo.
E vocĂȘ, o que mais gosta na plataforma Xbox? Eu nĂŁo discorri sobre o Kinect porque disse na introdução que focaria nos elementos que mais gosto, mas o acessĂłrio teve muitos utilizadores ao redor do mundo. Fale aqui nos comentĂĄrios!
Nove anos depois, a base de fĂŁs do Xbox Ă© grande e consistente, pois nela podemos ver que a marca nĂŁo vive apenas uma onda passageira. Boa parte do apreço da comunidade se deve a uma caracterĂstica que pulsa no sangue verde da empresa: inovação. O controle, o Kinect, a Live Gold, o GamePass, o xCloud... AtĂ© os avatares caĂram na graça do povo. Mas hoje eu abordarei dois que, particularmente, gosto muito.
Controle
A equipe do tio Bill inovou no design do controle ao colocar o eixo dos analĂłgicos na diagonal, ao invĂ©s do "padrĂŁo" horizontal que imperava devido aos dois primeiros consoles da concorrente Sony. Ă primeira vista houve espanto devido Ă quebra do paradigma, mas o controle era realmente mais anatĂŽmico. Eu mesmo jĂĄ enunciei vĂĄrias vezes que "o controle do Xbox 'preenche a mĂŁo certinho'".Ele pode parecer grande, mas o primeiro desenho era ainda maior. Seja como for, a empresa soube ouvir feedbacks e convertĂȘ-los em melhorias que se aplicaram nas versĂ”es seguintes mantendo a anatomia como fator principal (principalmente para jogadores que tĂȘm mĂŁos grandes e, em controles com analĂłgicos horizontais, sofriam com os polegares se encontrando).
Esse design também é "ame-o ou odeie-o". Pelo menos uma vez a cada duas semanas aparecem clientes na loja onde trabalho perguntando sobre um adaptador que faz o Xbox One reconhecer o controle do PS4. Chineses conseguem criar tudo, aparentemente. Como faço parte do time que ama, me agradou ver que o joystick do Series X manteve a tradição.
Conquistas
AĂ vai uma crĂŽnica pessoal: sempre esperei pela oportunidade de dizer a icĂŽnica frase do Scar: "Perdoe-me por nĂŁo dar pulos de alegria. Minhas costas doem". Isso sĂł aconteceu hĂĄ uns dois meses e, quando terminei, meu cĂ©rebro reproduziu o som de Conquista Desbloqueada! Apesar de nĂŁo ser fissurado por platinar jogos devido Ă falta de tempo, a sensação de conseguir uma conquista Ă© boa.A mecĂąnica de conquistas consiste em premiar um jogador apĂłs ele realizar alguma coisa no jogo, critĂ©rio esse estabelecido pela desenvolvedora. Ter mais conquistas e/ou conquistas raras se tornou um tipo de colecionĂĄvel virtual que podemos mostrar aos nossos amigos com um mĂnimo ar de satisfação porque, ao contrĂĄrio dos antigos tazos que vinham nas embalagens de Cheetos e Fandangos, nĂŁo hĂĄ como comprar uma conquista. Para obtĂȘ-la Ă© preciso cumprir seu critĂ©rio.
Ir pelo caminho de colecionĂĄ-las nos faz passar mais tempo jogando um tĂtulo e conhecĂȘ-lo melhor. E se vocĂȘ tem um amigo que gosta bastante do mesmo jogo, pode ter certeza que ele nĂŁo vai aceitar vocĂȘ ter mais conquistas que ele (e vice-versa!). Trata-se de um jeito diferente de competir nos jogos.
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Essas inovaçÔes marcaram as geraçÔes pela qual o Xbox passou. Na primeira, o controle e os jogos exclusivos deram o pontapé inicial de surpresa. Na segunda, vieram as conquistas e, claro, o Kinect. Na terceira e atual até o final deste ano, foi o GamePass e a retrocompatibilidade. A partir de 2021 passaremos a olhar com muito mais atenção os serviços de streaming de games não só da Microsoft, mas das empresas em geral, como o Google Stadia.
O xCloud Ă© o serviço que mais estou depositando minha fĂ©, pois a empresa estĂĄ falando sobre ele com entusiasmo hĂĄ muito tempo. NĂŁo tenho dĂșvida de que ele vai trazer uma nova experiĂȘncia de gameplay se for lançado no tempo certo e com estabilidade. Todas essas benfeitorias do Xbox Ă© que me fazem considerĂĄ-lo dono da melhor tecnologia dos games.
Indo um pouco alĂ©m e ousando sair um pouco do assunto da postagem, eu defendo meu posicionamento de que os melhores exclusivos morarem na casa da Sony Ă© o que garante o equilĂbrio na indĂșstria e a concorrĂȘncia, pois em um cenĂĄrio inverso em que as IPs do PlayStation fossem da Microsoft, talvez nĂŁo houvesse PS.
Isso nos possibilita uma nova reflexĂŁo: e se algum dia a Sony decidir investir pesado nessas mesmas tecnologias que a Microsoft domina e virar o jogo? Ă assunto pra outra hora, mas cabe a reflexĂŁo.
E vocĂȘ, o que mais gosta na plataforma Xbox? Eu nĂŁo discorri sobre o Kinect porque disse na introdução que focaria nos elementos que mais gosto, mas o acessĂłrio teve muitos utilizadores ao redor do mundo. Fale aqui nos comentĂĄrios!
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