Falou em marketing de conteĂºdo, falou dos artigos de blog. SĂ£o fundamentais para passar informaĂ§Ă£o relevante ao pĂºblico-alvo e, portanto, precisam ser de boa qualidade. Por isso, os redatores consideram o Yoast para blogposts bem estruturados e cativantes.
O fato do plugin ser baseado na lĂngua inglesa Ă© um problema, pois suas sugestões para artigos lusĂ³fonos seguem a mesma estrutura. Tente cantar uma mĂºsica em inglĂªs traduzindo-a literalmente para ver como vai ficar ruim.
PorĂ©m, nĂ£o significa que a ferramenta Ă© descartĂ¡vel. Basta considerĂ¡-la um excelente parĂ¢metro, nada alĂ©m disso. Foi assim que eu a adotei quando comecei a WGunnar este ano, limitando sua influĂªncia sobre nossos artigos para que a experiĂªncia dos redatores seja o fator principal.
VocĂª verĂ¡ a seguir atĂ© que ponto o Yoast deve ser seguido em um artigo, nĂ£o de acordo com o que eu penso, mas com a experiĂªncia de vĂ¡rios redatores profissionais — que Ă© o que sua empresa procura, no final das contas.
Sobre a Legibilidade do Yoast para blogposts
A legibilidade do Yoast considera vĂ¡rios fatores. Entre eles estĂ£o o uso da voz passiva, a distribuiĂ§Ă£o dos subtĂtulos, o tamanho dos parĂ¡grafos, as frases consecutivas e o tamanho das frases. SĂ£o bem fundamentados e funcionam bem, o que significa aquele que mostrar sinal laranja ou vermelho, merece sua atenĂ§Ă£o.
Mas os dois principais sĂ£o as palavras de transiĂ§Ă£o e a pontuaĂ§Ă£o de facilidade de leitura de Flesch. Vejamo-las.
Facilidade de leitura Flesch
Criada pelo escritor Rudolf Flesch, a facilidade de leitura Flesch Ă© um teste de legibilidade que atribui uma nota para o quĂ£o fĂ¡cil um texto Ă© de ser compreendido. Considera dois fatores:
● A quantidade mĂ©dia de palavras por frase;
● O nĂºmero mĂ©dio de sĂlabas por palavra.
A tabela do teste mostra que um texto de fĂ¡cil compreensĂ£o tem pontuaĂ§Ă£o entre 70 e 80 e que alunos do ensino mĂ©dio podem lĂª-lo tranquilamente. Semelhantemente, a pontuaĂ§Ă£o entre 10 e 30 representa um texto extremamente difĂcil, a nĂvel de graduaĂ§Ă£o universitĂ¡ria.
(A revista Harvard Law Review, por exemplo, normalmente tem no mĂ¡ximo 30 de pontuaĂ§Ă£o ao todo, enquanto a Time fica na casa dos 50. The Cat Sat on the Mat, livro infantil de Fiona Manlove, alcançou 116. Ou seja, Ă© preciso considerar onde o artigo serĂ¡ publicado e quem vai ler.)
O problema Ă© que a leitura Flesch e sua pontuaĂ§Ă£o foram estabelecidas de acordo com a lĂngua inglesa. Isso Ă© mais um ponto contra a utilizaĂ§Ă£o do Yoast para blogposts em portuguĂªs.
Particularmente, gosto de mirar nos 40 — quando nĂ£o o atinjo, releio e confio na minha percepĂ§Ă£o profissional e humana se devo alterar alguma coisa. Felizmente, a legibilidade nĂ£o influencia no SEO.
Palavras de transiĂ§Ă£o
A recomendaĂ§Ă£o do Yoast para blogposts Ă© que eles tenham acima de 30% de palavras de transiĂ§Ă£o. SĂ£o palavras como “inclusive”, “entĂ£o”, “portanto”, “sendo assim”, “por exemplo” e vĂ¡rias outras que interligam uma frase a outra. Veja:
“Ele estava com pressa, entĂ£o aceitou a carona”.
Se vocĂª ler essa frase sem a palavra “entĂ£o”, vai perceber que o sentido permanece inalterado, mas que a leitura nĂ£o serĂ¡ tĂ£o fluida. Imagine, entĂ£o, um texto com poucas delas?
Por outro lado, o excesso causa o mesmo efeito, e Ă© nisso que o Yoast peca. Ele nĂ£o reconhece todas as palavras de transiĂ§Ă£o da lĂngua portuguesa — detectando “mas”, mas nĂ£o “porĂ©m”, por exemplo. Isso faz com que o redator precise colocar essas palavras em outros pontos do texto para o plugin dar o sinal verde.
É por isso que a percepĂ§Ă£o do redator Ă© mais importante. Eu estou considerando a viabilidade de, aqui na WGunnar, substituir o critĂ©rio das palavras de transiĂ§Ă£o pelo que chamo de “termos de transiĂ§Ă£o”.
Dessa forma, alĂ©m das palavras “normais” de transiĂ§Ă£o, a revisĂ£o consideraria blocos maiores, como “se fizer isso” e “como eu havia dito”. SĂ³ usarĂamos a seĂ§Ă£o de SEO do Yoast.
Sobre o SEO do Yoast para blogposts
O Yoast faz um excelente trabalho na anĂ¡lise de SEO. O problema Ă© que vocĂª precisa da versĂ£o premium para ter um diagnĂ³stico real.
Se vocĂª escrever sobre SEO, por exemplo, e distribuir variações da palavra-chave pelo texto (como “Search Engine Optimization” e “OtimizaĂ§Ă£o para Mecanismos de Busca”) o Yoast nĂ£o vai considerar esses sinĂ´nimos e nem palavras-chave secundĂ¡rias.
A boa notĂcia Ă© que a anĂ¡lise dos principais fatores de SEO para artigos de blog estĂ¡ na versĂ£o gratuita. SĂ£o elas:
● Palavra-chave na introduĂ§Ă£o: ela deve estar no primeiro parĂ¡grafo;
● Densidade da palavra-chave: o Yoast mostrarĂ¡ um sinal verde caso ela seja suficiente, que gira em torno de 0,5 e 3% da quantidade total de palavras;
● Palavra-chave no meta-title: quanto mais Ă esquerda a palavra-chave estiver no meta-title, melhor. EntĂ£o se ela nĂ£o for a primeira, esse critĂ©rio do Yoast ficarĂ¡ vermelho. É um exagero, pois isso acontece sĂ³ de colocar um artigo (definido ou indefinido), mas ajuda o redator a nĂ£o esquecer deste fator;
● Meta Description: o Yoast dĂ¡ sinal verde para a meta descriĂ§Ă£o quando ela atinge um tamanho interessante e quando contĂ©m a palavra-chave;
● SubtĂtulos H2 e H3: tambĂ©m deve haver uma distribuiĂ§Ă£o coerente e nĂ£o invasiva da palavra-chave nos subtĂtulos.
● Links na palavra-chave principal do texto: quando o redator colocar um link exatamente na palavra-chave, o Yoast mostrarĂ¡ um aviso. Faz sentido, afinal, se o objetivo Ă© ranquear para aquela keyword, por que inserir um link nela?
Como usar o Yoast para blogposts corretamente?
Ao analisar um texto que vocĂª encomendou com um redator freelancer, tenha em mente que a pontuaĂ§Ă£o do Yoast nĂ£o Ă© um atestado de qualidade. Como foi dito, a revista HLW tem facilidade de leitura abaixo de 30 frequentemente.
Defina um nĂºmero como o seu sweet spot. Por aqui, este nĂºmero Ă© 40, mas jĂ¡ entregamos artigos abaixo disso. Essa maleabilidade da sua parte precisa existir, porque Ă© assim que os melhores redatores trabalham.
ObservaĂ§Ă£o nĂ£o tĂ£o relevante: este artigo tem pontuaĂ§Ă£o de 57.3.
0 ComentĂ¡rios